quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Björk
Pois é, enquanto alguns países parecem afundar numa crise interminável, surge uma senhora visionária da música (ou não), que decide largar a sua "simples e reles" carreira de 31 anos e dedicar-se aos problemas ambientais e económicos do seu país, a Islândia. Confesso que apenas conhecia alguns êxitos de Björk como It's Oh So Quiet ou Army of Me, mas depois de assistir ao seu concerto no verão passado no festival Sudoeste, surgiram curiosidades.
Em conjunto com o movimento Náttúra, Björk Guðmundsdóttir tem desenvolvido uma campanha a favor de uma economia respeitadora do ambiente, uma vez que a floresta islandesa tem vindo a ser ameaçada pela poluição com alumínio. A cantora associou-se agora à Audur, uma sociedade de serviços financeiros islandesa, para criar um fundo de investimento simplesmente chamado "Björk". O fundo, de 574 mil euros, tem o objectivo de apoiar actividades duradouras que tenham em conta os recursos naturais e culturais da Islândia. Já no final de Outubro Björk lançou um single de protesto contra o problema da poluição que a Islândia enfrenta, intitulado Náttúra, cujas receitas revertem em favor da campanha pró-ambiental que tem vindo a liderar. O single está à venda no site da associação http://www.nattura.info/.
Em entrevista ao site Pitchfork Media (www.pitchfork media.com), a cantora revelou que até 2011 não deverá editar um novo álbum. A política no seu país continuará a ser então uma das suas principais ocupações. Mas que Mulher!

Sem comentários:

Enviar um comentário